(Da mesma forma dos dois anteriores, recorro ao texto original por ser muito explicativo. Não pensem que é preguiça! Apenas não consegui resumí-lo de maneira satisfatória!)
"Definição
Em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte
não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção
específica, o termo liga-se às vanguardas européias das décadas de 1910 e
1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da
figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da
perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos
convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes
orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à
abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais
da produção artística no século XX.
É possível notar duas vertentes a organizar a ampla gama de
direções assumidas pela arte abstrata. A primeira, inclinada ao percurso da
emoção, ao ritmo da cor e à expressão de impulsos individuais, encontra suas
matrizes no expressionismo e no fauvismo. A
segunda, mais afinada com os fundamentos racionalistas das composições
cubistas, o rigor matemático e a depuração da forma, aparece descrita como abstração geométrica. As vanguardas russas
exemplificam as duas vertentes: Wassili Kandinsky (1866-1944), representante da
primeira, é considerado pioneiro na realização de pinturas não-figurativas com Primeira
Aquarela Abstrata (1910)
e a série Improvisações (1909/1914). Seu movimento em direção
à abstração inspira-se na música e na defesa de uma orientação espiritual da
arte, apoiada na teosofia. Em torno de Kandinsky e Franz Mac (1880-1916)
organiza-se, na Alemanha, o Der Blaue Reiter [O Cavaleiro Azul], 1911, grupo do
qual participam August Macke (1887-1914) e Paul Klee (1879-1940), e se
aproximam as pesquisas abstratas de Robert Delaunay (1885-1941) e o simbolismo místico
do checo radicado em
Paris Frantisek Kupka (1871-1957).
Kasimir Malevich (1878-1935) é um dos maiores expoentes da arte
abstrata geométrica. No bojo do suprematismo,
1915, defende uma arte comprometida com a pesquisa metódica da estrutura da
imagem. A geometria suprematista se apresenta nos célebresQuadrado Preto Suprematista (1914/1915) e Quadrado
Branco sobre Fundo Branco (1918).
A obra de Malevitch tem impacto sobre o construtivismo de Alexander Rodchenko (1891-1956) -
ver Negro sobre Negro (1918)
- e o realismo dos irmãos A. Pevsner (1886-1962) e N.
Gabo (1890-1977). O neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg
indica outra tendência da abstração geométrica. O movimento se organiza em
torno da revista De Stijl[O Estilo], 1917, e tem o
propósito de encontrar nova forma de expressão plástica, liberta de
sugestões representativas. As composições se articulam com base em elementos
mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelha e amarela
-, além da preta, branca e cinza. As idéias estéticas defendidas em De
Stijl reverberam nos
gruposCercle et Carré
(1930) e Abstraction-Création
(1931), na França, e no Circle (1937),
na Inglaterra.
Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Europa e
os Estados Unidos assistem a desdobramentos da pesquisa abstrata. O tachismo europeu,
também associado à abstração lírica, apresenta-se como tentativa de superação
da forma pela ultrapassagem dos conteúdos realistas e dos formalismos
geométricos. Os trabalhos de Hans Hartung (1904) e Pierre Soulages (1919)
apóiam-se sobretudo no gesto, enquanto nas obras de Jean Fautrier (1898-1964)
e Jean Dubuffet (1901-1985) - e nos trabalhos de Alberto Burri
(1915-1995) e Antoni Tàpies (1923-2012) - a pesquisa incide preferencialmente
sobre a matéria. Nos Estados Unidos, a abstração ganha força com o expressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912-1956) e
Willem de Kooning (1904-1997) - que descarta tanto a noção de composição, cara
à abstração geométrica, quanto a abstração lírica -, as grandes extensões de
cor não modulada de Barnett Newman (1905-1970) e Mark Rotkho (1903-1970) e a
pintura com cores planas e contornos marcados de Ellsworth Kelly (1923) e
Kenneth Noland (1924). O minimalismo de Donald Judd (1928), Ronald Bladen
(1918-1988) e Tony Smith (1912-1980) - tributário de uma vertente da arte
abstrata norte-americana que remonta a Ad Reinhardt (1913-1967), Jasper Johns
(1930) e Frank Stella (1936) - retoma as pesquisas geométricas na contramão da
exuberância romântica do expressionismo abstrato."
Fonte:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347,
acessado dia 19/9/2012, às 14:21.
(Imagens no final do período).
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